A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) começa nesta segunda-feira, dia 28 e vai até o dia 9 de dezembro, a aplicação de provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará(Spaece). Com a iniciativa, a Seduc quer conhecer o nível de alfabetização e as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental.
O Spaece será realizado de forma censitária em aproximadamente 628 escolas estaduais e 6.656 escolas municipais, dos 184 municípios do Ceará. Em Catarina, a secretária de Educação, Dorinha, conclama a todos os alunos das escolas públicas do município a comparecerem às escolas para que os mesmos possam passar pelo processo de avaliação.
"Peço aos pais e responsáveis a sua total atenção nesse período, no sentido de não deixarem que as crianças faltem às aulas. É preciso que todos compareçam às escolas e façam uma boa avaliação, pois esses indicadores servirão de base para a implementação de políticas públicas de novas práticas pedagógicas nas escolas municipais" disse Maria Agarsita Feitosa de Matos, Diretora da Escola Pedro Jorge Mota
As informações coletadas permitem diagnosticar a qualidade da educação pública em todo estado, especialmente da avaliação do nível de alfabetização, onde o Governo do Estado toma como base, atrelando a ele os repasses do ICMs para os municípios cearenses, ou seja, município que não tem bons resultados, não tem boas parcelas de ICMs.
As provas serão aplicadas na Escola do Ensino Médio Pedro Jorge Mota, a partir desta terça-feira dia 29 para os alunos do 1º ano, e prosseguem durante quarta – feira com os alunos do 2º ano. Quinta – feira será o último dia de aplicação da prova para os alunos do 3º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário